segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Amamentação vou falar agora, porque sim!

A C. está quase a completar um aninho de idade.
Há uma quantidade memórias, episódios, sentimentos que de vez em quando me visitam a cabeça, a alma e o coração... Nunca falei sobre a amamentação, vou fazê-lo hoje.
Não vou falar sobre o que é aconselhado, sobre a decisão das mães de amamentar ou não, sobre poder ou não amamentar, vou simplesmente falar sobre o que se passou comigo.
A C. nasceu, de cesariana, às 22h50 e estivemos sempre juntinhas, ela nunca saiu de perto de mim. Depois de sairmos do bloco, ficamos no recobro, e ela com o seu instinto de sobrevivência e adaptação ao novo mundo em que entrou, mamou 40 minutos seguidos. :)
Fomos para o nosso quartinho, eu ainda anestesiada, confusa e atordoada, mas completamente apaixonada, rendida, fascinada, hipnotizada, deliciada com aquele serzinho de 3100kg deitadinha junto a mim. Ela possivelmente assustada e também confusa pois contactou pela primeira vez com o mundo exterior, para nós mães que o somos pela 1ª vez é uma viragem brutal na nossa vida e para eles bebés custa tanto ou mais!
E lá ficamos, fui aprendendo a melhor forma de a pôr a mamar, quando teria fome... e tudo é mágico! É claro que no dia a seguir deu-se aquele episódio a que chamamos "subida do leite" e deu-se também um conjunto de dores terrível, e um crescimento abismal das minhas a maminhas, mas tudo se foi resolvendo aos poucos, ela nunca parou de mamar e ao 3 dia, o peso que ela tinha perdido, como acontece normalmente a todos os bebés depois de nascer, já o tinha reposto e ganho mais 80gr, a enfermeira que a pesou nesse dia, pesou-a 3x para confirmar, pois ficou surpreendidíssima, "o leite da tua mamã é mesmo um espetáculo", disse.
E assim tem sido até hoje, também tive dores, também tive feridas, também tive alturas em que ela mamava e eu chorava com dores, isto tudo até mais ou menos aos 2,5/ 3 meses, depois tudo passou, daí até agora tem sido o melhor da nossa vida!
É um momento mágico, só nosso, tão próximo, que nos liga tanto, como que um "cordão umbilical" que ainda não foi cortado, é uma cumplicidade, um amor maior, quem amamenta ou amamentou sabe do que falo. :)
É verdade, a C. vai fazer um aninho na próxima semana, e continua a beber do leitinho da mãe, e claro a fazer as refeições normais de um bebé de 1 ano e assim continuará até uma de nós não querer  mais... ou a pediatra da C. aconselhar. Não vai ser é com certeza, como a minha médica de família "quase ordenou: você tá a amamentar, pois, mas a bebé já vai fazer um ano, tem de pensar em parar", wooww... foi quase um soco no estômago, então mas isto tem estado a correr tão bem e agora esta senhora sai-se com uma "opinião" destas? Não! Decididamente eu não estou preparada psicologicamente para parar de amamentar assim "só porque sim". E então vamos ver como as coisas vão correr, para já a C. vai continuar (a não ser que eu deixe de ter) a ter o leitinho da mãe e nós duas vamos poder continuar a disfrutar deste momento só nosso!
Nunca na vida pensei dizer isto mas amamentar é mesmo das melhores coisas que me aconteceu, entre muitas outras que "assaltaram" a minha vida e a mudaram para sempre, para melhor, claro!

E sobre esta dádiva de amamentar, sugiro que espreitem um dos projectos da Catarina Beato do Dias de uma princesa, o projecto chama-se Loove, e depois contem-me se é ou não maravilhoso.


O E tudo o SER MÃE mudou... também está no facebook

2 comentários:

  1. Lindo! Da minha filha mais velha apenas amamentei até aos seus 6 meses, ou seja, mal comecei a trabalhar perdi o leite! Daqui a 3 semanas regresso ao trabalho depois da licença do meu segundo bebé, e estou em pânico se acontecer como da primeira vez pois estou a usufruir muito mais.
    Talvez por ter a noção de que provavelmente não tornarei a estar grávida, não voltarei a amamentar e não voltarei a ter estes momentos tão delicados e tão lindos, não quero que eles acabem.
    Revejo-me perfeitamente nas suas palavras :-)

    ResponderEliminar

Comentar